quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Como nasceu Papagaio



Meu primeiro contato com os contos que me levaram a escrever Papagaio aconteceu em 2003. Márcio Meirelles me pediu para escrever uma peça de teatro, em versos, com o conto da moça que recebia a visita de um príncipe encantado em um papagaio. Eu saí em uma peregrinação à procura desse conto. Durante vários meses li muitos contos de papagaio, mas não encontrava a história da moça que enfrentou muitos perigos em busca da cura para seu amado mortalmente ferido. Li muitos contos de pássaros encantados.

Em Silvio Romero, Câmara Cascudo e Ítalo Calvino encontrei as primeiras versões da história, risquei, mapeei as três versões, vi nelas os mesmos estágios, as mesmas etapas, porém na italiana a princesa salva o príncipe, depois volta para a sua prisão na torre do castelo e por fim espera o príncipe salvá-la e casar com ela. Não gostei nada disso. Preferia as duas versões brasileiras, nas quais a moça salvava o príncipe e casava com ele. As duas eram moças muito corajosas, não eram princesas. Fui em busca de outras versões e me perdi nos contos de encantamento. Meus versos tinham pé quebrado, eu preferia ler.

O projeto foi para a gaveta e dormiu até 2008, quando Anne Macedo me pediu um texto infantil, para ser traduzido e encenado no Teatro Marrucino, em Chieti, na Itália. Voltei à pesquisa, desisti dos versos, li mais contos de príncipes encantados em pássaros, li Giambattiste Basile, li o conto mexicano em Ângela Carter, li a Rapunzel de Neil Philip e cheguei a um roteiro de leitura de vários contos de moças corajosas e príncipes pássaros.

Chico César costurou esses contos com canções encantadas. Assim nasceu Papagaio. Em janeiro de 2009, Alexandre Moreira, Carolina Ribeiro, Diogo Lopes Filho, Evelin Buchegger, Fernanda Paquelet, Héctor Briones, Janaina Carvalho e Luisa Proserpio fizeram uma leitura cantada. Eu voltei à peça, voltei a ler contos, reescrevi, fiz o meu cerzido nesses retalhos. Em agosto de 2010, com Felipe de Assis e toda a equipe de criadores dessa montagem, o Papagaio voou. Seu próximo pouso é o Teatro Jorge Amado.


Cacilda Povoas

Cacilda em foto da primeira leitura do Papagaio em janeiro de 2009



Elenco da primeira leitura cantada no Cabaré do Vila
Papagaio e Moça Muito Bonita
A velha mãe e as três irmãs fantásticas
Disputa dos narradores

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Papagaio no Teatro Jorge Amado

Depois de temporada de estréia, com sucesso de público, no Teatro Vila Velha e após participação no Festival Latino-americano de Teatro, Papagaio bate as asas e pousa na Pituba!

Estaremos em temporada no Teatro Jorge Amado de 21 de setembro a 31 de outubro, sábados e domingos às 17h.


Não perca!!!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

terça-feira, 14 de setembro de 2010

VT Papagaio

Depois da participação no FILTE, seguimos em temporada de 25/09 a 31/10, sábados e domingos, 17h, no Teatro Jorge Amado na Pituba.
Confira o nosso VT, super engraçadinho, e apareça!
http://www.youtube.com/watch?v=ZyX3F1_1idE

Papagaio no FILTE!

O musical Papagaio foi convidado para participar do Festival Latino Americano de Teatro em 2010.

Venham nos assistir dias 18 e 19/09 às 16h no Teatro Martim Gonçalves!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

1ª temporada lotada no Vila!

Agradecemos a todos que nos prestigiaram nessa 1ª temporada no Teatro Vila Velha! 
Nosso próximo passo é a participação no Festival Latino Americano de Teatro no Teatro Martim Gonçalves, no Canela. 
E de 25/09 a 31/10 estaremos em cartaz no Teatro Jorge Amado, na Pituba.