segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Papagaiando...

Afinal foram mais de 3 meses de ensaio até a estreia no dia 21 de agosto.

O elenco ensaiou às manhãs e a cada manhã teve ensaios específicos, já que o Papagaio é um musical: ensaios de cena com Felipe de Assis, preparação musical com o maestro Ângelo Rafael e preparação corporal com Verônica Fonseca e Jorge Santos...

Além destes 4 ilustres, contamos com a presença diária de Susan Kalik, nossa assistente de direção, Marcelo Moreno, nosso produtor, e da nossa autora/produtora Cacilda Povoas.

Uma verdadeira peregrinação passando pelo mundo da lua, pela casa do sol e pela terra dos ventos...


Ensaio de cenário na Faculdade Olga Mettig com o diretor Felipe de Assis
Ensaio no estúdio de Ivan Huol
Vanessa Mello, Evelin Buchegger e Ivan Huol

Cacilda Povoas e Marcelo Moreno mostrando figurino de Miguel Carvalho para o elenco


Luisa Proserpio se preparando para mostrar a biografia da princesa na praça do Campo Grande


Arte Gráfica de Pietro Leal

Cacilda e Felipe são fãs do trabalho de Pietro. É a segunda vez em que a dupla escolhe trabalhar com este designer que além de tudo é o vocalista da banda Pirigulino Babilake.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Elenco - Cláudio Machado



Graduado em interpretação teatral pela UFBA, participou de cursos ministrados por profissionais de grande reconhecimento em teatro e em dança, como Maria Thaís (USP), Ernani Maletta (Grupo Galpão), Nehle Franke, Vera Passos, Rosângela Silvestre e Ângela Bandeira. Atuou como bailarino nos espetáculos: “A Lupa”, dir. Jorge Alencar (Ateliê Coreógrafos Ano IV); “Paredes Cegas”, dir. Jussara Miranda (Ateliê Coreógrafos Ano V); e solo “Ex-passo” de Líria Morays.  É membro fundador do Grupo Vilavox, grupo residente do Teatro Vila Velha. Como ator participou dos trabalhos: “Material Fatzer” (2001) e “Auto-retrato aos 40” (2004), dir. Márcio Meirelles; “Trilhas do Vila” (2002), dir. Gordo Neto e Iara Colina; “Almanaque da Lua” (2003) e “1º de Abril” (2004), dir. Gordo Neto; “Metamorphos-in” (2005), dir. Adelice Souza; “Canteiros de Rosa” (2006) e “A Canoa” (2009), dir. Jacyan Castilho; “Viva o povo brasileiro” (2007) dir. Meran Vargens; e “Labirintos” (2008), dir. Patrick Campbell.

Elenco - Diogo Lopes Filho



Teve o seu primeiro contato com teatro no "V Curso Livre da UFBA", no ano de 1989 e sob a direção geral de Sergio Farias. Logo depois, em 1993, foi convidado a ingressar na Cia. Baiana de Patifaria para a montagem do espetáculo "Noviças Rebeldes" com direção de Wolf Maia. Ao sair da CBP, trabalhou com diversos dos consagrados diretores da cena baiana, tais como: Marcio Meireles (Esse Glauber), Fernando Guerreiro (Brasis e Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia), Luiz Marfuz (O Casamento do Pequeno Burguês), Deolindo Checcucci (Sapomorfose), Yumara Rodrigues (Leonce e Lena) e Carmen Paternostro (Merlin ou a Terra Deserta). Trabalhou no Theatro VXIII, onde ajudou a fundar a Cia. Axé do XVIII, com adolescentes oriundos do Projeto Axé, sendo um de seus diretores. Seu trabalho mais recente foi o espetáculo musical "Trilha Sonora".

Elenco - Evelin Buchegger



Em 1992, deu início à sua carreira no VII Curso Livre de Teatro na montagem “As Aves”, dir. Armindo Bião. Faz parte da Cia. de Teatro da Bahia, sob a dir. de Fernando Guerreiro, com a qual atuou nas montagens: 'Carne Fraca', 'Noite na Taberna', 'Idiotas que Falam outra Língua', “Boca de Ouro”, e “Um Bonde Chamado Desejo”. Por 3 vezes foi premiada com título de melhor atriz nos espetáculos “Idiotas que falam outra língua” (2002), “Brasis” (2003) e “Murmúrios” (2005). Atuou também nos espetáculos: “Milagre na Baía” (2008), dir. Rita Assemany; “Bolero”, dir. Paulo Henrique Alcântara; “Divinas Palavras”, dir. Nehle Franke; “Otelo” e “Merlin”, dir. Carmem Paternostro; e “A Lira dos Vinte Anos”, dir. Deolindo Checcucci. No cinema trabalhou em: “No coração de Shirley”, dir. Edyala Iglesias; “Cheque Mate”, dir. Emanuel Requião; “Anjos do Sol”, dir. Foguinho; “Meio Poeta”, dir. Caco Monteiro; “Jardim das Folhas Sagradas”, dir. Pola Ribeiro e “O Homem Que Não Dormia”, diir. Edgard Navarro.

Elenco - Fernanda Paquelet



Formada pela Escola de Teatro da UFBA. Trabalhou como atriz principalmente no teatro e no cinema. Ganhou em 2006 o prêmio Braskem de melhor atriz pelo espetáculo “Orinoco”, dir. Felipe de Assis. Dentre seus trabalhos mais importantes estão: Noviças Rebeldes (2005); Antônio, meu Santo (2003); O Equívoco (2002); O Sabá das Bruxas (1999); Há Vagas para Moças de Fino Trato (1996); Pluft, o Fantasminha (1995); Um Prato de Mingau para Helga Brown (1995); Feministas de Muzenza (1994); A Bruta Flor do Querer (1990); Mateus e Mateusa (1988), dentre outros.  

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Elenco - Luisa Proserpio



Iniciou a carreira de atriz em 2002, quando integrou o elenco da peça “O Beijo no Asfalto”, um dos espetáculos premiados no Prêmio Braskem de Teatro 2004, resultado do XVIII Curso Livre de Teatro da UFBA. Desde então participou de outros projetos em teatro como a leitura dramática “Stopem, Stopem” dirigida por Lázaro Ramos (2009); os espetáculos “Os Enamorados”, dir. Antonio Fábio (2010); “Olho D’Água”, dir. Andrea Elia (2010); “O Olhar Inventa o Mundo”, dir. Felipe de Assis (2007); “Primeiro de Abril”, dir. Gordo Neto (2008); “Salomé”, dir. Amanda Maia (2008); “Carne em Verbo”, dir. Paulo Cunha (2006); a leitura dramática “Ponto de Partida”, dir. de Edwald Hackler (2006); entre outros – além de trabalhos em publicidade e cinema, como os longas “Quincas Berro D’Água” de Sérgio Machado, “Trampolim do Forte” de João Rodrigo, “Estranhos” de Paulo Alcântara, “Revoada” de Zé Umberto, e os curtas “Isto é Bom” de Joel de Almeida, “Doido Lelé” de Ceci Alves e “Premonição” de Pedro Abib. Em 2008, foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria de melhor atriz, ao protagonizar o espetáculo “Salomé”, recebendo a mesma indicação no Festival Ipitanga de Teatro em 2009. Em 2010, foi premiada na categoria de melhor atriz no Festival de Jericoacoara Cinema Digital ao atuar no curta “300 dias”, dirigido por Felipe Wenceslau. Possui na sua formação experiências no Piccolo Teatro de Milão (Itália) e na Academia Russa de Arte Teatral em Moscou (Rússia), além de cursos ministrados por nomes como Harildo Déda, Hebe Alves, Gideon Rosa, Ernani Maletta (Grupo Galpão), Maria Thaís (USP), Jose Sanchis Sinisterra (Espanha) e Volker Quandt (Alemanha). É hoje aluna de Interpretação Teatral na Escola de Teatro da UFBA.

Elenco - Vanessa Mello



Graduada em Licenciatura em Dança e Dançarino Profissional pela UFBA. Teve como mestres Jorge Alencar, Lia Rodrigues, Sheila Barbosa, Jorge Silva, Paco Gomes e Dina Tourinho. Participou do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros com o espetáculo Três Motivos, dirigido por Jussara Miranda (RS) e Meran Vargens (direção teatral) em 2002. Em 2001 atuou como bailarina no GDC (Grupo de Dança Contemporânea da UFBA - com Direção de Augusto Soledade e Lia Rodrigues), Jorge Silva Dance Company, Grupo Três da Dança (Direção de Jussara Setenta), e atualmente no Grupo Dimenti (Direção de Jorge Alencar). Faz parte de todo o repertório do Grupo Dimenti há sete anos. Pela Escola de Dança da Fundação Cultural concluiu o Curso Preparatório com aulas de Dança Moderna e Contemporânea, Balé Clássico, Alongamento e Condicionamento Físico. Fez parte do projeto de intercâmbio Bipolar, aprovado pela Funarte em 2008, com o grupo Matheus Brusa Dança Contemporânea de Caxias do Sul (RS). Fez duas matérias optativas, como aluna especial, no Programa de pós-graduação em Dança da UFBA e atualmente está no curso de Especialização Lato Sensu Estudos Contemporâneos em Dança também no PPGDança – UFBA.

Elenco - Vitório Emanuel



Formado em Artes Cênicas pela UFBA, teve sua estréia com “O Coro de Palhaços” (1991), espetáculo musical do grupo DEVIR, dir. Joilson Nunes. No teatro, trabalhou em: “Cabaré Brasil” (1994), dir. Paulo Cunha; “Pluft o Fantasminha” (1995), dir. Celso Junior; “Perdoa-me por me Traíres” (1998), dir. Hebe Alves; “Os Pecados de Vênus” (1997), dir. Elisa Mendes; “Chiquinha Gonzaga” (1999) dir. Carmen Paternostro; “Uma Tonelada de Amor” (2001), dir. Celso Junior; “Em Busca do Sonho Perdido” (2004) e “Irmã Dulce” (2006/2007), dir. Deolindo Checcucci; e “Como Almodóvar” (2008), dir. Gláucio Machado. Com o “O Vôo da Asa Branca” (2001), dir. Deolindo Checcucci, assumiu o papel de Luiz Gonzaga e conquistou muitas platéias: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Paraíba e interior da Bahia, em cartaz por 4 anos seguidos. Recebeu indicação ao Prêmio Braskem de Teatro 2005 na categoria Ator Coadjuvante, com o espetáculo “Amores Bárbaros”, dir. Elisio Lopes Junior.